sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Linha do (meu) tempo

Tudo começou aqui...

Este desenho feito talvez no ano de 97 (6 anos), é uma fotografia de um provável domingo no pátio do meu prédio (conjunto José Tenório, Bloco 111, hehehe), onde estou eu querendo entrar no chuveirão, minha irmã no chuveirão, e outra figura no portão do lado (que talvez seja uma amiga minha do prédio). Mas esta é uma fiel lembrança daquela época, que eu amo lembrar! ^_^


É notavel que eu nessa idade, desenhava coisas que aconteciam ao meu redor, e eu capturava e registrava, se eu estiver certo, este foi um dia no carro do meu pai, era noite e estava chovendo, pelo visto, achei interessante estar dentro do carro e não me molhar :) com tanta água caindo do céu.


Nesta fase, minha mente estava começando a viajar nas próprias invenções, talvez porque os desenhos daquela época estimulavam as crianças a isto.


Tai um desenho curioso, aqui eu registrei meus maiores medos, são eles: o Chupacabra (no quadro da parede), uma pessoa no caixão e um bicho estranho a espreita atrás de uma parede, medo, muito medo!


Em fim, o meu desenho tomava forma, e partia para uma viagem sem fim, o humor (um pouco negro e escrachado) agora fazia parte do meu passa-tempo. A partir dai, o lápis era escravo da minha imaginação.


Provavelmente este é de 98 (7 anos), ainda nesta época eu não me importava em datar os desenhos, pois desenhava apenas por desenhar sem ambição à nada.


A partir daqui, registrar uma assinatura e data nos desenhos passou a ser uma forma de dizer: "Ei, talvez eu sou bom em alguma coisa, e eu quero mostrar isso para as pessoas!", talvez aqui, eu estava desejando me tornar um desenhista.


Meus personagens sofriam em minhas mãos nessa época, qualquer coisa que viesse a minha mente para esculhambar um sujeito, eu fazia sem dó, talvez esse seja de 1999.


O desenho do máscara foi uma influencia incrível nesta fase, tudo o que o máscara fazia, os meus desenhos também faziam, olhos esbugalhados, queixo deslocado, lingua enorme, em fim, não haviam limites, exceto o diametro da folha de papel.


Ok, essa é uma fase interessante. Eu desenhanva algo, mas colocava o humor por trás dos bastidores do desenho, se vc ampliar a imagem, vai ver que na pláteia do jogo do Guga, tem um kra de pernas pro ar, um garoto botando o dedo no nariz, uma velha dormindo, e outras coisas. Fiz vários assim.


Nesta fase, as cores chegaram de fininho nos meus desenhos, este é de 2001 (10 anos), normamente só pintava algo, se realmente valesse a pena os esforço, não pintei muitos desenhos nesta época, tanto é, que só voltei a pintar meus desenhos em 2008, quando uma súbita vontade de pintar me subiu a cabeça.

Esta é outra fase interessante, eu passei quase um ano desenhando esse personagem ai, as vezes eu pegava uma folha e só desenhava ele, e mais nada, me lembro que foi uma época em que minha criatividade estava querendo ir embora, e eu não sabia o que fazer para evitar isso! Foi então que...


... O mangá (quadrindo Japonês) teve sua parcela de contribuição para me tirar do meu poço seco de ideias, nesta época eu descobri um mangá chamado Dr. Slump, do desenhista Akira Toryama, o mesmo que fez Dragon Ball Z. Eu me apeguei de uma maneira que só desenhava igual a forma como ele desenhava neste mangá, todas as características eu imitava, mas sempre com minhas próprias ideias, nunca gostei de copiar ou decalcar.


Cheguei a criar um personagem, e tentei fazer uma história em quadrinhos com ele (um cientista maluco), mas não tive muita coragem de continuar. Nesta época, eu estava em desenvolvimento, e a preguiça foi uma grande inimiga minha, lutei com ela bastante tempo. Mas venci a guerra! ^_^


Mais uma vez o estilo Dr. Slump, fiquei muito tempo nessa onda.

Este é o meu primeiro desenho com aquela canetinha de Nanquim descartavel da Faber-Castell.

Aqui é o meu primeiro projeto (com coragem e sem preguiça) de uma história em quadrinhos, mas como nesta época a preguiça ainda persistia, a historinha durou apenas três páginas :(


Bom, minha fase Dr. Slump estava sumindo, mas as características ficaram guardadas para usa-las se fosse necessário, estas são minhas primeiras caricaturas, são amigos do colégio Orlando Araújo, onde estudei da 4ª à 8ª série, aqui eu tinha 14 anos.









Bom, em 2006 minha trajetória estava tomando seu rumo, e meu estilo estava se aprimorando com o passar do tempo, me vi mais solto, e quase não tinha dificuldades em desenhar, seja la o que fosse, eu sempre arruamva um jeito daquilo caber entre o meu lapis e o papel. Eu, em fim, me tornara um desenhista.


Em 2007 meu pai me indicou à um dono de uma gráfica, e este foi o meu primeiro emprego, aprendi a trabalhar na gráfica na base de prazos, pressão, atenção, compromisso e responsabilidade, foi um aprendizado de 3 anos e meio, gostei da experiencia. Em fim me tornara um profissional, pois foi nesta gráfica que descobri a arte digital, que me abriu mais um mundo de possibilidades.


E... é aqui que estou hoje. Toda a minha trajetória, todo tempo que passei grudado em um caderno de desenho e com um lapis na mão, tudo o que absorvi, todas as críticas (construtivas e destrutivas), tudo o que pratiquei e desenvolvi, trouxeram-me para aqui. Este desenho, feito a 6 meses atrás, é o meu troféu, que consquistei ao botar a mão na massa, por 5 horas seguidas sem parar na frente do computador e com uma caneta digital na mão, aqui eu disse para mim mesmo: "É desse, pra melhor!", uma grande porta se abriu, Deus havia me dado um dom, e este dom se mostrou por completo na criação deste desenho.
E o melhor, é saber que nada está pronto, eu não estou pronto, tenho muito ainda à percorrer, e espero percorrer. Esta é uma parte da minha vida. E quer saber, aprenderia tudo novamente se fosse preciso! ;D
Aquele grande Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário